quinta-feira, 16 de abril de 2009

JOÃO ALVES - UMA HISTÓRIA

A E.M.E.F. Dr .João Alves dos Santos, localizada na rua Manoel Thomaz, 288, no Bairro Boa Vista, foi fundada no final da década de 1960, oficialmente no dia 28 de fevereiro de 1968, em plena época da Ditadura Militar, quando as trevas do autoritarismo, da censura, do assassinato, da tortura e das perseguições políticas predominavam em nosso país.
O nome da escola vem de seu patrono, o Dr. João Alves dos Santos, filho caçula do Dr. Francisco Alves dos Santos e de Dª. Maria Januária Cunha Lobo dos Santos.
Nascido em 10 de abril de 1882, na cidade de Mogi Mirim, João Alves dos Santos formou-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em 1903.
Trabalhou no Banco Comercial dos Estado de São Paulo e tornou-se, também, fazendeiro, comprando e vendendo fazendas em Pirajuí, Xavantes, Joaquim Egídio e Pedreira.
No início de 1936 se candidatou ao cargo de prefeito de Campinas, cargo que exerceu até ser deposto em consequência de um golpe de estado promovido por Getúlio Vargas em 1937.
Porém, como o interventor nomeado para São Paulo foi seu amigo Dr. Cardoso de Melo, João Alves permaneceu como prefeito até fins de 1938, ocasião em que pediu demissão.
Seu falecimento ocorreu em 18 de setembro de 1962, contando ele, então, com 80 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário