sábado, 28 de março de 2009

ESALQ: UM PEQUENO HISTÓRICO

A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" nasceu do idealismo e iniciativa de Luiz Vicente de Souza Queiroz (1849 - 1898). Em 1892, Luiz de Queiroz doou ao Governo do Estado de São Paulo a fazenda São João da Montanha, para que "fosse levada a efeito a idéia do estabelecimento de uma escola agrícola ou um instituto para a educação profissional dos que se dedicam à lavoura". A doação foi realizada com o compromisso de que o governo, no prazo de 10 anos, instalasse a Escola de Agronomia. Em 1º de maio de 1901 as matrículas foram abertas, iniciando-se as aulas em 3 de junho, sendo então considerada inaugurada, ainda que precariamente, a Escola Agrícola Prática de Piracicaba. Onze alunos estavam matriculados no curso.
Em 1931 a Escola recebeu a denominação de Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) em homenagem ao seu idealizador.
No período de 1901 a 1934 a Escola fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de 1934 passou a integrar, como unidade fundadora, a Universidade de São Paulo (USP).
Em 1964 tiveram início os cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e, em 1970 em nível de doutorado. Em 1972 foi criado o curso de graduação em Engenharia Florestal. Hoje, é das mais expressivas a contribuição da ESALQ nas áreas científica, tecnológica, no ensino e extensão no campo das Ciências Agrárias.

(Fonte: Geocities)

Nenhum comentário:

Postar um comentário