
Era um sábado ensolarado e nós, Renato, Durival, Denilda, Ana Maria e Wolney, professores da EMEF Dr. João Alves dos Santos, agraciados ainda com a prazerosa companhia da Marli (esposa do Durival), partimos animados para uma visita a ESALQ - USP, em Piracicaba.
Ao chegarmos no local, fomos recepcionados pelos professor Lindolpho Capellari Junior, do Departamento de Ciências Botânicas e responsável pelo Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas "Dr. Walter Radamés Accorsi", que prontamente nos levou para ver o trabalho que é desenvolvido naquela instituição.
Visitando o horto, recebemos orientação sobre a disposição e o manejo das plantas. O professor Lindolpho mostrou também a forma utilizada na identificação das plantas, destacando as características de cada uma e o uso de cores para realçar os dados.
Visitamos igualmente a estufa, com com mais de quatrocentas mudas, o lago de plantas aquáticas, além de conhecer o catálogo que o professor Lindolpho e seus alunos estão preparando sobre as plantas medicinais e aromáticas, das quais mais de 100 plantas já estão catalogadas.
No final, levamos para Campinas mudas de plantas e sacos de adubo para incrementarmos a horta que estamos desenvolvendo na escola, assim como uma cópia em CD do catálogo sobre plantas medicinais e aromáticas.
Mas como ninguém é de ferro - muito menos nós, professores - o final do trabalho se deu na Rua do Porto onde, em meio a uma cervejinha, um peixinho, uma saladinha e outras coisinhas mais, discutimos os mais variados assuntos, pontuamos cuidadosamente diferentes questões e, para cada uma delas, encontramos solução. Mais umas reuniõezinhas dessas - que já estão sendo devidamente marcadas, pois é de interesse público - e os problemas do Brasil e, quiçá, do mundo, serão resolvidos.